terça-feira, 13 de janeiro de 2015

[Turismando] em Roma #1


Apesar de ter sido umas das primeiras cidades que conheci na Itália, ainda não havia escrito sobre Roma por aqui. Talvez porque seja uma cidade tão magnifica, que fica difícil descrever somente com palavras e fotos. Talvez porque sejam tantas atrações, monumentos e particularidades, que eu não sabia como me organizar pra dividir isso tudo com vocês. Mas talvez seja também pelo fato de se tratar de uma cidade assim importante, que seria injusto um post incompleto ou que não transmitisse o que é essa cidade. E o que é essa cidade, minha gente?!


Estive lá em 2009 e em 2011 e diria que são precisos ao menos quatro dias para começar a entende-la e ver os seus principais pontos turísticos. São monumentos, fontes, parques, castelos, ruinas e historia por todos os lados. É como desbravar os livros de historia da sétima série ao vivo ou mergulhar em uma outra época que mistura também elementos modernos, como o metro e os ônibus. De qualquer maneira, se tem uma cidade que não pode faltar em qualquer roteiro à Itália, essa cidade certamente é Roma.

Na minha segunda vez ali pegamos um daqueles ônibus city tour (vermelhinho de dois andares, que tem em quase toda cidade, sabe?). Eu peguei esse ônibus em Roma, Florença e Budapeste e tenho que confessar que é uma ótima ideia! Isso porque você paga cerca de 20 euros pelo bilhete que vale todo o dia (dessa vez, peguei um de 48h) e ele oferece um percurso que passa por todos os pontos turísticos da cidade. A vantagem é que você pode descer e permanecer em determinado ponto o quanto quiser e, depois, pegar um outro ônibus da mesma companhia e seguir o percurso. Isso me ajudou a não perder nenhuma atração na cidade e otimizar meu tempo, já que geralmente faço muita coisa a pé e Roma tem realmente muita coisa para ver debaixo de um sol escaldante no verão. Outra vantagem é poder ouvir o áudio guia (disponível em quase todas as línguas) e conhecer a historia de cada ponto turístico em detalhes.

Coliseu
Uma das primeiras atrações em minha lista foi o Coliseu: imponente, majestoso e histórico. O coliseu é uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno. Começou a ser construído no ano 72 d.C pelo imperador Vespasiano e foi concluído por seu filho Tito em 80. Originalmente conhecido como Flavian Anfiteatro, o Coliseu foi construído com 80 entradas arqueadas, permitindo fácil acesso a 55 mil espectadores sentados. para assistirem aos gladiadores, normalmente escravos, prisioneiros de guerra ou condenados e animais selvagens como leões e tigres. A platéia vibrava e gritava. O monumento se encontra ao leste do Fórum Romano.



Aconselho que antes de entrar no Coliseu, você pegue o áudio guia, disponível em diversos idiomas, para escutar as varias curiosidades do local. A que mais me marcou foi, com certeza, o fato de o monumento também ter sido utilizado para batalhas navais. No seu interior foram organizados as chamadas “naumachie”: a arena era enchida de água, barcos e navegantes para a disputa de verdadeiras batalhas navais. Em seguida, a água era escorrida graças a poços internos.




Fontana di Trevi 

Esse é meu ponto preferido na cidade! De dia, de noite, de madrugada... é sempre linda! A maior e mais famosa fonte de Roma, construída em 1735 pelo arquiteto Salvi na época do papa Clemente XII. Foi na Fontana di Trevi que Anita Ekberg se refrescou junto a Marcello Mastroianni no filme "La Dolce Vita”, de Frederico Fellini. Cena clássica e inesquecível!
Dizem que jogar uma moedinha na Fontana faz com que você volte à cidade mais vezes. Comigo funcionou! Mais alguém já tentou?



Vittorio Emanuelle 
Esse maravilhoso monumento foi inaugurado no século 20, em homenagem ao primeiro Rei e unificador da Itália, Vittorio Emanuelle. O local é lindo e oferece uma das melhores vistas da cidade. Paga-se cerca de 10 euros para subir até último andar e eu garanto: vale a pena!






Piazza Navona
A Piazza Navona é uma das praças mais famosas de Roma, muito visitada tanto de dia quanto à noite, sempre lotada de turistas, restaurantes com mesas ao ar livre, artistas fazendo retratos e também alguns vendedores ambulantes. Na praça é possível admirar imponentes fontes como a Fontana dei Quattro Fiumi, esculpida por Bernini entre 1648 e 1651.

Desde 1920 é o endereço da Embaixada do Brasil em Roma, no Palácio Pamphili, construído em 1644.




Transporte
Metrô: O metrô de Roma é fácil de usar, embora eu tenha tido uma péssima impressão e utilizado apenas uma vez. Achei meio sujo, escuro e velho, mas estava acostumada com o padrão milanes e optei por ver a cidade do alto para admirar melhor a cidade.
De qualquer maneira, é preciso ficar atento como em toda cidade muito turistica.
O metrô romano apenas duas linhas: A e B, que atravessa a estação Termini.
Há trens das 5:30 h às 23:30 h todos os dias. Aos sábados até às 24:30h.
O ônibus 590 segue a mesma rota da linha A do metrô.

[Continua...]

2 comentários:

  1. Como não amar um lugar que o ar que respira deve vir repleto de história?
    Amei o post, Bey.
    Inspirador.

    Bjo

    ResponderExcluir