quarta-feira, 15 de abril de 2015

Teatro la Scala em Milao

Estudando na Università Cattolica del Sacro Cuore, tive a oportunidade de fazer passeios mais que especiais junto à minha turma, dentre eles, conhecer um dos mais famosos teatros da Itália, o Teatro alla Scala (ou La Scala) e de assistir a um concerto de musica clássica por lá. Foi de arrepiar! Para quem não sabe, eu adoro musica clássica! E na adolescência até me arrisquei no violino. Fiz aulas por dois anos, mas depois encostei ele na parede do quarto, onde esta até hoje. :(


O teatro se localiza na praça homônima, de fácil acesso passando por dentro da Galeria Vittorio Emanuelle II, foi inaugurado em agosto de 1778 depois que a imperatriz austríaca, que tinha Milão sob domínio na época, decretou a sua construção para substituir o teatro anterior, destruído em um incêndio. O teatro deve seu nome à igreja que antes se erguia no local Santa Maria alla Scala.



No La Scala, luxo e requinte se destacam em cada ambiente e em cada detalhe. A planta do teatro em U e é composta de plateia, quatro níveis de camarotes e dois níveis de galerias. Além disso, o teatro oferece um palco enorme e uma acústica sensacional. Tons de dourado e vermelho estão por toda parte, além de um deslumbrante lustre em vidro de murano. A fachada, dessa obra neoclássica, também é linda de se ver, principalmente à noite!





O teatro é uma referência na Europa e muitas vezes, são necessários meses de antecedência às principais apresentações para que se achem ingressos. A dica é tentar com antecedência no site do teatro , e escolher entre as óperas, ballet’s, musicais e apresentações da Filarmônica della Scala, como eu vi, em sua programação.





Pelo Scala passaram compositores como Verdi, Toscanini e Puccini, tenores e sopranos como Maria Callas, Luciano Pavarotti, Plácido Domingo, Teresa Berganza, Joan Sutherland, Montserrat Caballé e José Carreras e bailarinos como Margot Fonteyn e Rudolf Nureyev.



 



No site do teatro: www.teatroallascala.org, onde podem ser comprados tickets on-line com antecedência, e se informar também como se vestir para as apresentações.

Vai lá:
Teatro Scala
Praça Scala (Via Filodrammatici, 2)
Bilheterias:
Bilheteria Central – Duomo
Galleria del Sagrato – Praça Duomo
Bilheteria (noite) – Teatro alla Scala
Via Filodrammatici 2, 20121 Milano
biglietteria@teatroallascala.org

Museu Teatral do Scala
Largo Ghiringhelli 1
Piazza Scala
Preços:
Inteiro: € 6
O museu é aberto todos os dias, com exceção dos dias: 7 Dezembro, 24 Dezembro (a tarde), 25 e 26 e 31 Dezembro,  1 Janeiro, Páscoa, 1 Maio, 15 Agosto. Das 9 às 12:30 (última entrada às 12) e das 13.30 às 17.30 (última entrada às 17h) A sala poderá ser vista através de um dos camarotes exceto em caso de ensaios ou apresentações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário