quarta-feira, 23 de abril de 2014

O que vestir em cada estação do ano na Itália

No Brasil, estamos acostumados com uma mudança de estações quase imperceptível e essa é uma das grandes dificuldades que temos quando devemos organizar as malas para uma viagem à Europa: o que colocar na mala? Como são as estações do ano na Italia? Aqui no blog sempre surgem essas duvidas. 

O cenário e a temperatura podem mudar completamente de uma semana pra outra, ou de um pais para o outro, e normalmente essa mudança costuma ser bem pontual. Isso nos obriga a mudar também todo o guarda-roupa e se voce tem planos de vir à Italia, preste bem atenção no periodo do ano escolhido para não se enganar na hora de preparar a mala.


Inverno: dezembro a março
Com temperaturas que variam de 10°C a -18°C (essa foi a minima que ja presenciei em Milão), o segredo é se vestir em camadas. Meia-calça térmica, palmilhas, segunda pele, cachecol, botas, luvas e gorros são bem vindos. Além de cardigans, blusas de frio, casacos e calças de lã. Os dias duram menos e 16:00 ja começa a escurecer. Pra fazer turismo nessa época do ano, é preciso muita resistencia e, se estiver nevando, é bom trazer sapatos grossos e impermeáveis. Se voce não tiver, não se preocupe e compre aqui, caso ache realmente necessario. Com certeza, é mais em conta.

Primavera: abril a junho
Nesse periodo, o frio começa a dar uma trégua, abrindo espaço para dias de sol e a cenários super floridos (nunca vou me esquecer da minha primeira vez em Roma, cercada das mais lindas flores!). Pouco a pouco, vamos abandonando os casacos pesados e substituindo por aqueles mais leves, até nos livrarmos deles de vez. Os dias começam a durar mais e a vontade de estar do lado de fora cresce gradativamente. Vamos substituindo as botas por sapatos fechados, mas eu dificilmente consigo usar sapatos abertos antes do final de junho/inicio de julho.

Verão: julho a setembro
Não pense em menosprezar o verão italiano, o calor aqui é de verdade, especialmente em julho e agosto. A umidade piora a sensação térmica dos possíveis 40°C. Se voce planeja vir nesse periodo, traga muitas peças leves e curtas. E um casaquinho por segurança, se à noite tiver vento.

Outono: outubro a dezembro  
Estação linda, em que tudo realmente se torna amarelo, marrom ou vermelho. Quanto à temperatura, é algo bastante parecido com o nosso inverno, variando de 15°C a 5°C. Nesse periodo, pode chover e ventar muito, então não se esqueça do cachecol, toca e luvas. Vale a regra do inverno: se vestir em camadas. Se esquentou, fica mais facil resolver o problema.

Voces tem outras dicas e truques para não se enganar no preparo da mala?
Conta ai!

Um comentário:

  1. As fotos de maio e junho não estão trocadas? Digo isso por causa dos sapatos e seu comentário de não sair de sapatos abertos antes do fim de junho.

    ResponderExcluir