quarta-feira, 21 de maio de 2014

Transição sem progressiva: momentos difíceis e imagens fortes de um cabelo dramático

Ou o dilema de um cabelo rebelde

Ja havia contado aqui parte do drama com os meus cabelos. A verdade é que eles são ondulados/cacheados e eu nunca aprendi a lidar com eles naturais. Meu ideal de vida sempre foi ter cabelos prontos apenas com uma lavagem (quem não?). Que estivessem em ordem sem precisar de secador, chapinha, mousse ou outro tipo de artimanha. 

E dai quando descobri a escova progressiva/definitiva/selagem, minha vida mudou. Não precisava faze-la muitas vezes. Geralmente uma vez ao ano era suficiente para domar meus cabelos. O resultado inicial, muito liso, não é o meu preferido, mas após dois ou tres meses, com mais movimento e volume, era exatamente o que eu buscava.

O problema é que, morando em um pais em que a temperatura não é capaz de enxugar os cabelos em 10 minutos como no Brasil, e tendo que usar, portanto, secador e chapinha quase todos os dias, meus fios se enfraqueceram. Principalmente depois de um tratamento contra a acne usando Isotretinoina e de algumas mechas californianas. Hoje estão sutis, finos e quebradiços. O volume diminuiu e parece até que tenho menos fios do que antes.

Consegui controlar a queda através de um integrador de vitaminas e minerais e um shampoo anti-queda e decidi então, voltar aos meus cabelos naturais. Não fazendo mais nenhum tipo de química. A ultima selagem que fiz foi ha um ano e meio e ainda assim, nota-se que a raiz é bem mais forte e anelada do que o fio (veja as fotos de 2014).

Nas fotos abaixo, voce confere como ele era (eu ja nem me lembrava mais).

Sem progressiva:


Meu ideal seria que eles voltassem a ser como estavam em 2008 (como na foto abaixo, na praia, ao vento, cacheado e completamente indomável). Mas, sinceramente, não sei se terei paciencia de esperar. E também nem sei se saberei como lidar. 



Na foto abaixo, mais domável, na cidade, com cachos mais comportados.


Com progressiva:


Sinceramente, eu gosto mais dos meus cabelos lisos. Acho que combina mais comigo, além de ser muito mais pratico. O motivo de toda essa abstinência sem progressiva é so mesmo para dar um descanso aos fios e dar um tempo para que eles se recuperem.
Para conseguir esperar, comprei diversos produtos para cabelos ondulados/cacheados e estou tentando evitar secador e chapinha.
Voces ja passaram por algo parecido? Tem alguma dica a dar? Conta ai!

Mas antes quero saber também a sua opinião: lisa ou anelada, o que voce prefere?


23 comentários:

  1. Io penso che tu sia sempre bellissima.

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente: essas fotos aumentaram minha saudade d'ocê ;D <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3
      tà proibida essa palavra por aqui!! muita saudade tb!

      Excluir
  3. Segundamente: vamos à questão dramática da coisa toda, né? Bom, acho que nem vou precisar dizer que sou a favor dos cachos. Os seus eram lindos mesmo (também não lembrava deles :3), foi mexer neles pra que, mulher? AFFF
    Na verdade eu não sou a melhor das pessoas pra dar conselho em relação à cabelos, tratamentos e afins simplesmente porque nunca fiz nenhuma química neles. Sim, meus cabelos são virgens :) A única coisa que faço vez em quando é uma hidratação básica, claro, mas normalmente faço em casa mesmo. Fiz chapinha umas três vezes na vida e me arrependi, porque isso só aumentou minha cabeça, que já é grande, e eu me senti um boneco de Olinda ~dramas~ desfilando por aí.
    Sinceramente, Cris, pra mim a coisa mais linda é quando as mulheres assumem o cabelo que têm. Sou a favor do look meio selvagem e natural mesmo. Acho que cê devia ter mais paciência e dar mais tempo pro seu cabelo, pode ter certeza que ele vai se ajeitar ;) Enquanto isso, faça hidratações simples em casa mesmo e teste shampoos e cremes pra pentear. Aliás, parei de usar condicionador há anos (não sei se já te falei isso) e foi a melhor coisa que fiz pros meus cabelos. Uso só o creme pra pentear depois que saio do banho.
    Tem muito tempo que uso o Flawless Curls da TRESemmé, mas ultimamente tenho variado entre o Pantene pra cachos e também um que a Natura lançou. Enfim. Tô fazendo um tutorial de cabelos nesse comentário gigante. Heh.
    É isso. Qualquer coisa grita lá no uazápi :3
    Beeeeijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu concordo com vc, Carol, é lindo quando uma mulher assume os cabelos que têm e tb adoro looks mais selvagens e naturais. Como vc, tipo "acordei linda assim e daì?".
      O problema é que eu nao sei se meu cabelo chega nesse estàgio pq ele tem uma raiz muito doida e cheia de redemoinhos pela cabeça afora.
      To tentando nao mexer muito porque sei que ele tà debilitado, principalmente pq uso muito secador e chapinha. Mas vou tentar sim, com muita hidrataçao!
      Obrigada pelas dicas! :)
      Beijos!

      Excluir
  4. ma che brava che sei stata a concepire l'idea di questo post
    bacioni

    ResponderExcluir
  5. Lisa, Mereus. Cabelao lindo no ano passado. Tambem sofro do seu mal, mas os meus sao ondulados menos enrolados q o seu, porem,mto volumosos. fios grosso, sabe? Cabelo liso já. Bjo

    ResponderExcluir
  6. Mereus tb gosto liso!! Rsrs. E tb parei c a progressiva e tb to c cabelo fraco... se descobrir o q fazer, me contaaa... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc nunca precisou de progressiva, Biru! Seu cabelo jà é liso e lindo!
      Economiza no salao e vem me ver! :)
      Bjaooo

      Excluir
  7. Crissss, nem lembrava desses seus cachos! acho bonitos, mas prefiro o seu cabelo liso!
    também acho que combina mais com voce!!!
    bjos bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixi Tita, eu queria mesmo era um meio termo, um cacho comportado, um ondulado bonito. O time das lisas ta ganhando :O)
      Bjaooo

      Excluir
  8. Olá Cristiane...
    Sempre estou aqui no seu blog,muito gostaria que você conhece o meu blog/cantinho...
    Adorei sua história capilar...
    Estou fazendo um post sobre a mudança capilar nas famosas,venha ver esse post:
    http://jaquevirtual.blogspot.com.br/2014/05/em-breve.html
    e esse:
    http://jaquevirtual.blogspot.com.br/2014/05/mudanca-capilarvoces-conhece.html
    Espero seu comentário,lá no meu blog...
    Até mais...
    *já estou seguindo...

    ResponderExcluir
  9. Se vc tiver perfil no face solicita entrada num.grupo chamado cacheadas em transição. Tem várias meninas passando por situações assim e rolando muitas dicas de como superar esse momento. Eu fiz BC e estou louca para ter mais volume.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, Daysianne! Ja mandei a solicitação e vou ficar atenta às dicas! ;)

      Excluir
  10. Se vc tiver perfil no face solicita entrada num.grupo chamado cacheadas em transição. Tem várias meninas passando por situações assim e rolando muitas dicas de como superar esse momento. Eu fiz BC e estou louca para ter mais volume.

    ResponderExcluir
  11. Se vc tiver perfil no face solicita entrada num.grupo chamado cacheadas em transição. Tem várias meninas passando por situações assim e rolando muitas dicas de como superar esse momento. Eu fiz BC e estou louca para ter mais volume.

    ResponderExcluir
  12. Olá, como está?
    Conseguiu passar pela transição?
    No momento estou tentando passar por esse processo, e confesso que tbm tenho muitas dúvidas se vou conseguir. Abandonei a progressiva a cinco meses.

    ResponderExcluir