Dia desses uma conhecida veio me dizer que não conseguia arrumar trabalho de jeito nenhum, embora sempre fosse chamada para fazer entrevistas de emprego. Resolvi perguntar como ela se vestia para a ocasião e me assustei com a resposta: "Normal: calça jeans, blusa de malha e sapato ou sandália". Nem passava pela sua cabeça escolher uma roupa social para esse momento.
Eu entendo que as pessoas não queiram passar uma imagem do que não são, mas, no primeiro contato com uma empresa, é importante passar credibilidade. E, nesse caso, não importa qual seja o segmento da empresa. Pode ser a mais descolada do universo, mas vestir-se adequadamente para a entrevista pode transmitir o quanto ela é importante pra voce. Se o objetivo é conquistar a vaga, acho que vale o esforço de dedicar um pouquinho mais de atenção a esse momento.
Nos meus garimpos, sempre tentei aproveitar as épocas de liquidação para comprar peças clássicas, que normalmente custam mais caro. Tento investir em uma boa camisa branca, calça preta, blazers e saias que não sejam muito curtas, mas confesso que morro de medo de parecer uma senhora com essas peças. Portanto, procuro combinar sempre com uma peça mais descontraída: cores alegres, acessórios que quebrem a seriedade do look ou estampas mais informais.
Ja no dia a dia de trabalho, e dependendo do ambiente da empresa, dá para ousar um pouquinho mais sem esquecer jamais que se trata de um ambiente de trabalho, em que o bom senso é sempre bem vindo. Nada pior do que estar apresentando um projeto e ver que as pessoas estão prestando mais atenção no barulho de suas pulseiras do que no que voce está dizendo.
E voce, tem algum truque para não parecer muito careta com o look de trabalho?
Conta aqui nos comentários!
Nenhum comentário:
Postar um comentário