segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Turismando em Cinque Terre

O verão esse ano durou um pouquinho mais e foi a conta exata de cumprir mais um roteiro que eu ja tinha em mente desde que vim morar na Italia, mas nunca tinha insistido tanto na ideia quanto insisti esse ano.


Roteiro famoso entre os turistas que vem visitar a Italia de junho a setembro ou aqueles que escolhem o pais para a viagem de lua de mel, as Cinque Terre são cinco cidadezinhas (Riomaggiore, Corniglia, Manarola, Vernazza e Monterosso) construidas sob as montanhas da Liguria, em terras íngremes de frente a um mar transparente e um cenario totalmente surreal.

Desde 1997, o Parque Nacional das Cinque Terre é território protegido da UNESCO. Durante o verão, torna-se impossível acessar a area de carro. Opte pelos trens. Eu comecei o meu roteiro partindo de La Spezia. Segui a Via dell'Amore e fiz a trilha 2 por entre as montanhas.



Foram quilometros e quilometros em um visual espetacular. Até nos perdemos pela trilha 6 e 7 e fazermos ainda mais quilometros em vão. Hahaha! Nem liguei....

Na verdade, como um pedaço da trilha 2 havia desmoronado e estava fechado desde maio, foi preciso fazer um pequeno desvio, que se tornou enorme sem percebermos. Nada que não faça bem à saúde!

Romantismo por todas as partes, seja nos cadeados que levam nomes de casais fechados às grades, sejam nos corações ou até mesmo nas pichações nos muros.

Por cada vilarejo que passamos, cenas típicas italianas: varal e terceira idade pra todo lado, arquitetura adaptada às montanhas, as cores do verão em pleno outubro e a atmosfera da dolce vita...

Se voce nao quiser caminhar tanto, tem sempre a opção de pegar o trem de uma cidadezinha a outra, mas o detalhe é que assim voce perde o melhor da historia: o visual incrível entre vegetação e mar.


Haja fôlego para tanta subida. So nesse trecho, para chegar a Corniglia foram 382 degraus. Minha panturrilha manda um beijo!


Após nos perdemos e caminharmos cerca de 6 km, não conseguimos completar todo o percurso a pé e optamos por pegar o trem até a próxima cidade, Monterrosso, para nao deixar de ve-la mesmo que de noite. E posso garantir que valeu a pena!


Atualmente, a região esta sofrendo duramente as consequências do período de chuvas e eu sinto muitíssimo pelas pessoas que estão perdendo seus parentes e suas casas, além da destruição de um cenário tão lindo como esse. Esperamos que tudo isso acabe logo e que as Cinque Terre possam voltar a ser plano de fundo para momentos de romantismo, diversão e alegria novamente.

6 comentários:

  1. Se voces precisaram após algum tempo de caminhada pegar o trem imagine eu, jamais me arriscaria a essa linda caminhada infelizmente, meu joelho agradece. Mas realmente é um cenário incrivel.
    Parabens pelas fotos. Beijos

    ResponderExcluir
  2. eu fiz a bobagem de ir até lá, de carro, no verão. 46 graus e só vendo a praia de longe... pra mim não dá. :P talvez em outra época...

    ótimas fotos! bjos!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cris, quanto tempo nao passo por aqui.
    Que lugar maravilhoso esse. Parece um pedacinho do Paraiso Terrestre. Um dia, ainda vou visitar.
    As fotos ficaram lindas, como sempre.

    Beijos

    ResponderExcluir