terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Voltar pro Brasil é:


- Ser considerada metida por esquecer algumas palavras e expressões em português;
Para algumas pessoas, é difícil levar em consideração que você passou os últimos anos da sua vida falando e raciocinando todo o tempo em outra língua. E isso incluía trabalhar, estudar, namorar, mandar e-mails, negociar com o gerente do banco, pedir aumento ao chefe, escolher planos de celular, internet, moradia, consultar o médico, pedir refeições, etc... Durante todo esse tempo a sua língua nativa passa a ser praticamente a sua segunda língua, já que é usada somente em poucos momentos do seu dia a dia, para falar com família e amigos brasileiros.

- Não saber mais como fazer certos procedimentos e trajetos;
Ha anos você não passa mais pelas mesmas ruas. A cidade mudou, as preferencias e rotatórias também. Outras coisas continuam as mesmas, mas como é que eram mesmo?

- Ouvir amigos e parentes comentarem que você está sotaque estrangeiro;
O português ficou destreinado. Por muito tempo você usou estruturas diferentes para construir frases. Expressões do pais adotado entraram para o seu cotidiano e tomaram conta de tudo. Até as piadinhas só fazem sentido no segundo idioma. Calma, com um pouquinho de tempo e paciência, tudo volta ao normal.

- Escutar comentários como: "La fora é tudo melhor, né?"
Não, gente! Como tudo na vida tem seu lado positivo e negativo, morar no exterior também.  Outros países podem oferecer serviços e paisagens incríveis, mas o mesmo também acontece por aqui. Não deixe o pessimismo tomar conta de você, pois nem sempre a grama do vizinho é mais verde. É preciso olhar tudo muito de pertinho para se notar belezas e defeitos de cada cultura e nação. Na dúvida, pondere. 

5 comentários:

  1. Nem acho que vc tá com sotaque estranho, é intriga da oposição.
    Hehehehe
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ficar do meu lado, amiga! Ahahaha! :D
      Bjao

      Excluir
  2. Ai Cri, concordo 100% contigo!
    Eu que ainda nem voltei, e tenho amigos que dizem que to com sotaque. Eu nao acho!
    Uma dazinimigas andou dizendo que finjo que esqueci algumas palavras sò pra fazer a superior. Pensa te...
    =(
    Que chato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Manu! às vezes pelo simples fato de contar momentos da minha vida na Italia, me rotulam de metida. Cultura estranha essa nossa. Talvez seja melhor eu nao falar sobre 5 anos da minha vida. :(

      Excluir
  3. bom.. meu problema vai mais além... acho mesmo q agalera acha q voce seja metida so por morar fora... "puta preconceito" passo dificuldade como qualquer um e vc sabe bem q avida nao é mole em outra lingua.. alem de outros perrengues causados pela lingua e diferencas culturai( ja te contei da sauna pelada mista?) é tanta lingua , e cada uma passa a fazer parte da sua vida de um jeito especial, cada uma tem suas vantagens.. as vezes uma palavra em italiano encaixa direitinho, outra vez eh o alemao... e muitas epressoes do portugues nao faz menor sentido (cao chupando manga... expliquei essa hje pra um alemao e no maximo ele comeu manga 3 vezes na vida dele,,, nem sabe lembrava do caroco) e concordo com vc e fico feliz q tenha alguem pra me defender quando esqueco como se diz algo em portugues .Como vc disse passo 90% do meu dia no telefone em alemao , pepino em alemao, e-amil em alemao e trabalho em alemao e outros 5% em italiano 2%em ingles e so o 3% de papo bem simples em portugues....e isso nao tem nada aver com metidez, é a vida q eu tenho, acho muito bem pontuado isso de qua todo mundo acha q aqui tudo é melhor... posso admitir q a vida aqui seja muito boa, mas nao ia deixar de ser feliz no Brasil pois eu melhor que muita gente sei dar o valor de um churrasquinho na esquina e um sol de manha. vi de pertinho o q mais me agrada e ia dar muito valor em nao ter que secar o cabelo todo dia..mas enquanto isso vou usando minhas luvas, gorros casacos e estragando meu cabelo todo dia e chocando os gringos com minhas unhas azuis e calcas pinks e nao vejo nenhum glamour nisso... tá , nas luvas tem muito glamour.. admito ;) beijos

    ResponderExcluir