sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Apresentando Modena

Quem me segue no Instagram (segue lá: crismereu) já vem acompanhando há um certo tempo as minhas descobertas pelas ruas de Modena. Mas eu estava realmente ansiosa para escrever esse post, afinal, cheguei em outubro e ainda não registrei as primeiras impressões sobre minha nova cidade. Mas, agora que reuni um pouco de fotos feitas em caminhadas sem rumo pelas ruas modeneses, posso finalmente apresenta-la a voces. Vem comigo!  
Como eu já disse, antes de me transferir a Modena, estava muito curiosa quanto ao tamanho da cidade. Nunca vivi em uma cidade tão pequena e tinha certa dificuldade em imaginar como seria uma cidade de "apenas" 180 mil habitantes. [Sò para contextualizar, Modena está localizada na região Emilia Romanha e fica a menos de 40 km da sua capital, Bolonha]. 
O meu medo era de que a cidade fosse "morta", sem muitas opções de lazer, cultura e diversão. Mas, para a minha grata surpresa, encontrei uma cidade viva, com muita gente pelas ruas a pé ou de bicicleta e uma programação super vasta no campo da fotografia (podia ser melhor?). Além disso, os ìndices de violencia são baixíssimos e todo mundo parece conhecer todo mundo. Poder caminhar pelas ruas sem medo é algo que realmente não tem preço!
Uma outra surpresa foi a culinaria local. Aqui estou conhecendo pratos que não nunca havia comido em outras cidades da Italia, como o gnocco frito (algo muito similar ao nosso pastel) e a tigella (que voces veem na foto acima): uma massa feita da banha do porco com muito parmesão. Delicioso!
O sotaque também é algo bem diferente para mim. Principalmente se comparado ao milanes, com o qual eu ja estava mais que familiarizada. Por aqui ninguém entende as minhas gírias lombardas e eu também nao entendo certas expressoes romanholas. Nada que tenha gerado confusão, ao menos por enquanto, afinal a lingua é a mesma. Além do sotaque ser diferente, por aqui também se fala um dialeto local.
No mais, o ritmo de vida é bem diferente. O comércio fecha as portas depois do almoço como se ainda vivêssemos no século retrasado, as pessoas vão para todas as partes de bicicleta, mesmo de salto alto ou terno e gravata (mas se em Milão isso jà era normal, imagina em uma cidade menor!?) 

Na maior parte do tempo, é uma cidade muito silenciosa. Mesmo porque o transito no centro historico, onde moro, é limitado e isso proporciona uma tranquilidade surreal. Mas ao mesmo tempo, as ruas estão sempre cheias de gente, principalmente nos fins de semana.
Bom, é essa a sede dos meus novos projetos! E aì, o que acharam de Modena? Está aprovada?

8 comentários:

  1. Opa, quero conhecer, adoro a Emilia suas pessoas, seu sotaque e suas bikes....Modena tá lista. Aproveite, essas 'descobertas' são deliciosas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Rafa! Vamos combinar de vc vir conhecer Modena! ;)
      Estamos tao pertinho!
      Beijos, obrigada!

      Excluir
  2. Super aprovado, Cris. Que cidade foda!
    E as ruazinhas estreitas são encantadoras, eu adoro isso na Europa!
    Que você seja muito feliz aí e que não deixe de registrar nadinha aqui pra nós :-)
    Beijo, menina Cris!

    ResponderExcluir
  3. olá Cristina, adorei tudo e vc me estimulou ainda mais.Estou me preparando para me mudar para a Itália , e a cidade que escolhi foi Modena. Vc poderia me dar algumas dicas? Sou esteticista ,moro em Rio das ostras -RJ. Beijos amada

    ResponderExcluir
  4. olá Cristina, adorei tudo e vc me estimulou ainda mais.Estou me preparando para me mudar para a Itália , e a cidade que escolhi foi Modena. Vc poderia me dar algumas dicas? Sou esteticista ,moro em Rio das ostras -RJ. Beijos amada

    ResponderExcluir
  5. Olá Vejo que o post é antigo. Mas fiquei curioso pela cidade. Além do mais tem um restaurante com 3estrelas michelin. Sou cozinheiro e quero voar para Itália. So tenho dúvida é do custo vida. É muito alto em modena? Um apartamento sai caro? Qual o m3lhor sitio para ir viver em italia? Obrigado boa noite

    ResponderExcluir
  6. Oi! Qual o custa de vida em Modena?

    ResponderExcluir