segunda-feira, 19 de agosto de 2013

[Turismando] no Rio de Janeiro

Todas as vezes em que estive no Rio de Janeiro foi para apresenta-lo a alguém. Fiz sempre os passeios turísticos e estou cada vez melhor em encaixar programas que apresentem, de maneira bem resumida, a cultura brasileira aos amigos gringos. Foi por isso que resolvi fazer esse  post, um roteiro de 3 dias para conhecer os principais pontos da capital carioca, ideal se é a sua primeira vez por la.

Pão de Açúcar:

Um dos passeios mais lindos na cidade maravilhosa: pegar o bondinho e admirar a vista do alto do Pão de Açúcar. La em cima sempre nos esperam miquinhos, turistas e famosos. Se puder ver o por do sol la de cima, eu garanto: é maravilhoso!

Cristo Redentor:

Geralmente, eu começo por aqui e depois sigo para o Pão de Açúcar. Para entrar no clima carioca, pegue o Trem do Corcovado. Ja tive sorte de estar no mesmo vagão do grupo de samba que toca por la e vai animando essa breve viagem. Do alto, é possível ver o Maracanã e grande parte da cidade.


Ipanema:

Na ultima vez em que estive na cidade, optei por ficar por aqui. Adoro o clima de Ipanema! Entre um passeio e outro, sempre dava um tempinho de passear pela orla, tomar um água de coco ou um açaí ou ver o por do sol sentada na areia. Sem falar que no bairro voce encontra tudo que precisa: mercado, banco, lojinhas e restaurantes. Dava pra fazer praticamente tudo a pé. Ir a Copacabana passear pelo calçadão, ir até o Forte de Copacabana visitar o Museu, a Confeitaria e ver a vista da tarde caindo a beira mar.


Confeitaria Colombo:

Esse é um programa que eu nunca abro mão: tomar café da manhã na Confeitaria Colombo. Não so porque tudo la é uma delicia, mas também porque so o lugar em si ja é um espetáculo à parte. Sem contar que a Confeitaria fica em uma parte super bonitinha do centro do Rio que vale a pena conhecer.


Lapa:

A Lapa é o ponto de encontro para tomar um chopp no fim da tarde e ja continuar a noite no samba. Estive no Rio Scenarium, que sempre tem alguma apresentação ao vivo, e na Gafieira Estudantina, onde dancei um bom forro pé de serra (que saudade eu estava disso!).


Escadaria Selaron:


Outra parada obrigatória. A escadaria é toda feita de azulejos de toda parte do mundo e o legal é observar cada detalhe, se perder em cada dizer e em cada ilustração.


Jardim Botanico:

Esse é um passeio para respirar ar puro, se sentir em meio à Mata Atlantica, conhecer um pouco da nossa flora e se deparar com micos, macacos, esquilos e siriemas.


Parque Lage:

Bem pertinho do Jardim Botanico, o Parque sempre tem mostras legais para se ver. Aproveite a mesma tarde para visita-lo. Além das mostras, o parque também conta com um restaurante, um aquário e muito verde!


Onde ficar:

Essa foi uma das opções mais bem localizadas e econômicas que encontrei. O Hostel Bonita Ipanema fica a poucos metros da praia, bem proximo ao mercado e a pontos de ônibus e metro. Não va esperando serviços de um hotel de luxo, pois se trata de um hostel. Os quartos são pequenos, mas limpos. O café da manha é gostoso, mas sem firulas. O pessoal é muito solicito e fala bem ingles. Enfim, eu indico.

E vocês, o que mais indicariam de interessante para se fazer em pouco tempo nessa cidade linda?

3 comentários:

  1. Cris, minha cidade é realmente linda! Eu indico o meu lugar favorito, que tem inclusive (na minha opinião), a vista mais bonita da cidade: o parque das ruínas, em Santa Tereza. Poucos conhecem e nem mesmo sabem chegar pois não é divulgado e fica em uma rua escondida, mas vale a pena passar uma tarde sem compromisso olhando aquela vista maravilhosa. Uma outra dica que dou é a igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, próximo da praça XV. É uma igrejinha muito pequena, toda original, linda. A decoração interna, a cúpula, os vitrais são lindos demais. Um dos meus lugares favoritos na cidade. Não sou católico, mas já entrei muito nessa igreja para rezar. Beijão!

    www.disegnoamilanesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei suas dicas, Felipe! Muito obrigada! Vou me lembrar da próxima vez que estiver por la! Sò ouço falarem bem de Santa Tereza e estou curiosa! :)
      Beijão!

      Excluir