segunda-feira, 9 de maio de 2011

Moda de rua: em Verona

Quando eu cheguei a Italia, lembro que uma das coisas que mais me impressionou foi a maneira como as pessoas se vestem e se arrumam. Mesmo que seja so para levar o cachorro para passear ou para comprar o pão, existe um cuidado em estar bem apresentável que é bem diverso da cultura belorizontina a qual eu estava acostumada. Nesse fim de semana, fui a Verona e fiz algumas fotos que ilustram bem o que eu quero dizer.

No fim das contas, acho que o tanto que um povo se cuida/se veste/se arruma está muito ligado à sua auto-estima. No Brasil, as pessoas me olhavam torto quando eu saia de casa mais arrumadinha e diziam que eu estava super-produzida. Ja aqui, é quase uma falta de respeito sair sem um pouquinho de maquiagem pra desfarçar a cara amassada de sono.

Outra coisa que me chamou a atençao nos primeiros dias na Italia foi o espaço que a midia dedica à moda e a maneira como ela é tratada por aqui. Exatamente como trabalho sério e importante para a economia nacional e nao como coisa para patricinha e gente futil. A moda, na Italia, nao esta tao ligada à ostentaçao, mas muito mais a estilo e elegancia. (Mesmo porque voce gasta bem menos para se vestir por aqui, né?)


Nada é desculpa para nao estar bem vestido. Nem meio de transporte, temperatura ou falta de dinheiro. O importante mesmo é a criatividade!





Voces também acham que o povo brasileiro pode se ligar mais ao visual sem, necessariamente, se tornar mais rico?

4 comentários:

  1. estive em Verona por quatro dias, antes da Páscoa, dias mais frescos ainda, não dava pra sair de tamanco ou sandália aberta
    adorei a cidade,
    e vi mesmo que as pessoas se arrumam, senhoras de sapato, meia-calça, saia, cabelo arrumado, de bicicleta, e separando seu lixo nos conteiners
    e todos engravatados na missa de domingo de ramos
    eu sou daquelas que anda mal arrumada, sem maquiagem e com qualquer roupa,no sul do brasil, falta de vaidade pessoal
    Adriana Dias

    ResponderExcluir
  2. Cris, no Brasil, esta diferença é muito visível entre Rio e São Paulo, 2 mega cidades que tive o prazer de habitar... No Rio é tudo mais informal. Mas é tanta informalidade que às vezes beira o vulgar... Já em São Paulo as coisas são totalmente diferentes, bem parecidas até com a Itália. Lá até quem não tem grana sabe se vestir bem... É uma questão cultural mesmo. Adorei Verona... cidade lindíssima! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Criis .. que saudade .. de vc e da Italia .. vc me faz muito feliz com essas imagens !!!
    Com certeza concordo com a tua opiniao, tanto com relaçao ao Brasil como com a Italia .. na Italia è impossivel se vestir mal, mesmo pq tudo è muito acessivel .. e aqui o povo, principlmente as mulhers tem um "ineed" excessivo !!! Uma necessidade de estar "gostosona" que as torna vulgar e sem noçao ... Bom gosto è fundamental .. e isso nao podemos negar que a Italia nos impressiona e nos fornece um feeling que ao voltar para o Br, nao passa despecebido ! ILOVE !!! Beijos.

    ResponderExcluir