Todas as vezes em que estive no Rio de Janeiro foi para apresenta-lo a alguém. Fiz sempre os passeios turísticos e estou cada vez melhor em encaixar programas que apresentem, de maneira bem resumida, a cultura brasileira aos amigos gringos. Foi por isso que resolvi fazer esse post, um roteiro de 3 dias para conhecer os principais pontos da capital carioca, ideal se é a sua primeira vez por la.
Pão de Açúcar:
Um dos passeios mais lindos na cidade maravilhosa: pegar o bondinho e admirar a vista do alto do Pão de Açúcar. La em cima sempre nos esperam miquinhos, turistas e famosos. Se puder ver o por do sol la de cima, eu garanto: é maravilhoso!
Cristo Redentor:
Geralmente, eu começo por aqui e depois sigo para o Pão de Açúcar. Para entrar no clima carioca, pegue o Trem do Corcovado. Ja tive sorte de estar no mesmo vagão do grupo de samba que toca por la e vai animando essa breve viagem. Do alto, é possível ver o Maracanã e grande parte da cidade.
Ipanema:
Na ultima vez em que estive na cidade, optei por ficar por aqui. Adoro o clima de Ipanema! Entre um passeio e outro, sempre dava um tempinho de passear pela orla, tomar um água de coco ou um açaí ou ver o por do sol sentada na areia. Sem falar que no bairro voce encontra tudo que precisa: mercado, banco, lojinhas e restaurantes. Dava pra fazer praticamente tudo a pé. Ir a Copacabana passear pelo calçadão, ir até o Forte de Copacabana visitar o
Museu, a Confeitaria e ver a vista da tarde caindo a beira mar.
Confeitaria Colombo:
Esse é um programa que eu nunca abro mão: tomar café da manhã na Confeitaria Colombo. Não so porque tudo la é uma delicia, mas também porque so o lugar em si ja é um espetáculo à parte. Sem contar que a Confeitaria fica em uma parte super bonitinha do centro do Rio que vale a pena conhecer.
Lapa:
A Lapa é o ponto de encontro para tomar um chopp no fim da tarde e ja continuar a noite no samba. Estive no Rio Scenarium, que sempre tem alguma apresentação ao vivo, e na Gafieira Estudantina, onde dancei um bom forro pé de serra (que saudade eu estava disso!).
Escadaria Selaron:
Outra parada obrigatória. A escadaria é toda feita de azulejos de toda parte do mundo e o legal é observar cada detalhe, se perder em cada dizer e em cada ilustração.
Jardim Botanico:
Esse é um passeio para respirar ar puro, se sentir em meio à Mata Atlantica, conhecer um pouco da nossa flora e se deparar com micos, macacos, esquilos e siriemas.
Parque Lage:
Bem pertinho do Jardim Botanico, o Parque sempre tem mostras legais para se ver. Aproveite a mesma tarde para visita-lo. Além das mostras, o parque também conta com um restaurante, um aquário e muito verde!
Onde ficar:
Essa foi uma das opções mais bem localizadas e econômicas que encontrei. O
Hostel Bonita Ipanema fica a poucos metros da praia, bem proximo ao mercado e a pontos de ônibus e metro. Não va esperando serviços de um hotel de luxo, pois se trata de um hostel. Os quartos são pequenos, mas limpos. O café da manha é gostoso, mas sem firulas. O pessoal é muito solicito e fala bem ingles. Enfim, eu indico.
E voc
ês, o que mais indicariam de interessante para se fazer em pouco tempo nessa cidade linda?