domingo, 11 de novembro de 2012

Ronaldo Fraga – Caderno de Roupas, Memórias e Croquis


 Semana passada eu finalmente consegui conferir a mostra Caderno de Roupas, Memórias e Croquis do estilista mineiro Ronaldo Fraga e fotografei tudo para mostrar um pouquinho pra vocês.  


   
    

A exposição é dividida em nove ambientes que reúnem parte do repertório dos 35 anos de carreira do estilista.   

  



A trajetória de Ronaldo Fraga é compartilhada com o público através de croquis, materiais gráficos, vídeos, peças de roupas, sapatos e acessórios distribuídos em instalações que convidam o público a viajar pelo seu percurso criativo.  



O diálogo do estilista com a cultura de um país nos permite estabelecer várias análises e interpretações da moda como um fator de apropriação cultural de uma sociedade.  



A mostra também disponibiliza um aplicativo para smartphones. Com ele, os convidados tem a oportunidade de interagir com o universo do estilista através da “realidade aumentada”. 



Ronaldo Fraga: “Caderno de Roupas, Memórias e Croquis” 

Local: Casa Fiat de Cultura/Palácio dos Despachos  Praça José Mendes Júnior, s/n, Lourdes, Belo Horizonte - MG  Tel. (31) 3239 2014  

Período: De 09 de outubro a 09 de dezembro; de terça-feira a sábado, das 10h às 21h, e domingo, das 10 às 20h 

Entrada gratuita

sábado, 10 de novembro de 2012

Como usar: mocassim


Eu me viciei em calçados masculinos e descobri que foram feitos para mim! Oxfords, coturnos, botinhas sem salto e mocassins. Procurando um pouco de inspiração em como usar os últimos, selecionei essas imagens. O que vocês acham? Gostam, usam?

Chata de Galocha | Nao me lembro (sorry) | Flattery


Nao me lembro (sorry) | Flattery | Chata de Galocha

domingo, 4 de novembro de 2012

Ronaldo Fraga para Tok Stok

De uns tempos pra cá, tenho estado muito mais atenta a artigos para casa. Tenho comprado revistas de decoração e objetos de design, me cadastrei em vários sites de moveis e, cada vez mais, tenho me interessado pelo universo doméstico. 

Quando moramos fora, acabamos prestando mais atenção nos pequenos detalhes que podem nos fazer sentir um pouquinho mais em casa, não é mesmo? E morar na Italia, trabalhar em uma agencia que produz tanto material de design e ter trabalhado com moda, com certeza foram fatores que me fizeram despertar ainda mais o olhar e a curiosidade para esse mundo. E foi realmente isso que aconteceu: um mundo novo se abriu pra mim.

E daí que me deparo com a noticia dessa parceria: Ronaldo Fraga e Tok Stok mais uma vez lançam  uma coleção exclusiva (desde 2010 o estilista assina coleções para a marca), e eu tinha certeza que me apaixonaria.

A coleção é dividida em duas linhas: Croqui e Flores pra você.
A linha Croqui traz as ilustrações do estilista às luminárias, caixas, sacolas, cabides, almofadas, roupas de cama e jogos de mesa.






A inspiração para  a linha Flores pra você foram os bailes de carnaval das obras de Noel Rosa, um universo de poesia e alegria. 



As coleções também fazem parte da comemoração de 35 coleções do estilista, que reúne parte de seu acervo na exposição “Cadernos de Roupas, Memórias e Croquis”, que está em cartaz até dezembro, em Belo Horizonte (MG), como eu já disse aqui

Confira todos os produtos aqui.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Artigos para casa

A cada vez que saio de casa, fico louca para trazer mil objetos de decoração comigo. Mas depois me lembro que nem tenho tanto espaço assim. Tento me controlar enquanto sonho com a casa nova. Da ultima vez, me contive muito dentro de uma das minhas lojas de bugiganga artigos para casa preferidas em Milão e trouxe só esses artigos comigo:

 Luvas/pegadores para forno

Cofrinhos

Saleiro e paliteiro

Mídia, Moda e Modernidade



Dias atras, mais precisamente no ultimo dia 25, fui conferir a palestra super interessante da jornalista Carla Mendonça no auditório do Uni-BH sobre Mídia, Moda e Modernidade. Carla expos seus objetos de estudo tanto no mestrado quanto no doutorado. No mestrado, a jornalista analisou a moda no mundo rap – representada mais por tatuagens e cicatrizes, do que por roupas em si  -  já no doutorado, fez uma analise comparativa dos editoriais da revista Vogue Brasil e Vogue Estados Unidos.  

Carla falou sobre a importância da moda na historia das sociedades e da importância do profissional de moda na atualidade. A jornalista ressaltou o valor da imagem para transmitir identidade, pretensões e potenciais no momento de se apresentar ao mercado de trabalho.  A jornalista também falou sobre o fenômeno fast-fashion (grandes redes de lojas que produzem em larga escala, sob  as tendências do momento, a preços populares, muitas vezes, copiando modelos de grandes grifes).  

Para finalizar a palestra, Carla deu dicas aos estudantes que estão entrando agora no mercado de trabalho: perseverança, vontade de aprender e muita curiosidade. E falou também sobre as varias possibilidades de atuação no mercado de trabalho: designer, jornalista, produtor de moda, figurinista, blogger, dentre outros. #ficaadica

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Como usar: tons pastel

Esse verão vai continuar tendo o toque de romantismo das candy colors como já anunciava o outono-inverno. Os tons pastel vieram com tudo em cores como azul algodão-doce, verde menta, amarelo suave e rosa bebê. O que vocês acham dessa tendência? 






sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Dica cultural: Caderno de roupas, memórias e croquis de Ronaldo Fraga


Quem está, ou vai passar, por Belo Horizonte nao pode perder a exposição Caderno de roupas, memórias e croquis que começou essa semana na futura Casa Fiat de Cultura, onde ficará até o dia 9 de dezembro.
exposição reúne croquis, material gráfico, vídeos e roupas, expostos em nove ambientes, que convidam o público a conhecer melhor o processo criativo do artista. Os rascunhos do estilista, e todo seu processo criativo, estão prestes a virar um livro de 300 páginas com lançamento previsto para novembro.
O projeto é itinerante e outras cidades também devem receber, em breve, a exposição.
Ronaldo Fraga: “Caderno de Roupas, Memórias e Croquis”
Local: Palácio dos Despachos (Praça da Liberdade) Lourdes, Belo Horizonte – MG
Período: De 09 de outubro a 09 de dezembro;
de terça-feira a sábado, das 10h às 21h, e domingo, das 10 às 20h
Entrada gratuita

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

[Turismando] Um paraíso chamado Sardenha



Trata-se de um dos destinos mais belos e procurados durante o verão na Europa. E onde eu tenho a sorte de passar as minhas férias desde que vim morar na Itália graças ao meu querido avô que me deixou de herança origens e parentes mais que especiais residentes nesse paraíso. Aqui você encontra todo tipo de turismo: para quem procura badalação, o melhor destino é a Costa Esmeralda. Já quem quer adicionar pitadas de cultura e história às férias de verão, não pode deixar de conhecer a capital da ilha, Cagliari. E para os aventureiros não faltam opções: acampamentos, mergulho, agriturismo, grutas, parques ecológicos e muito contato com a natureza.
O meu roteiro se inicia em Porto Torres, onde se atracou às 6 horas da manhã o navio que partiu de Gênova às 22 horas do dia anterior. A passagem pode custar a partir de 40€ dependendo do tipo de acomodação (poltrona, cabine ou “passaggio ponte” – que seria o “viajar em pé”), o meio de transporte que você quer levar (moto ou carro) e, obrviamente, da época do ano escolhida para o embarque. 

O melhor período para visitar a Sardenha é de julho a setembro, meses mais quentes por lá. Sendo agosto o mês em que os 1,6 milhões de habitantes se triplicam com a chegada dos  turistas. De Porto Torres, sigo para Alghero, a quinta maior cidade da ilha, com cerca de 40 mil habitantes. Na região, visito as praias Le Calette, Maria Pia, Lazzaretto, Stintino, Bosa, La Dragunara, Argentiera,... O mar é transparente por toda parte e fica difícil eleger um lugar preferido.

O dia 15 de agosto é feriado em toda Itália, o chamado Ferragosto, e sou convidada para uma festa em uma praia onde só é possível chegar de carro, La Dragunara. Em meio ao silêncio da estrada torna-se difícil acreditar que cheguei mesmo ao lugar certo. Após descer por uma estradinha, encontro um movimento maior de pessoas, um bar e um dj à beira de um maravilhoso mar transparente. As pessoas dançam, bebem e e contam as estrelas cadentes.

Chuva de estrelas
Nos dias anteriores e posteriores ao Ferragosto é possível ver uma verdadeira chuva de estrelas cadentes no céu da Sardenha. A chuva tem seu pico no dia de San Lorenzo, 13 de agosto, e é bom estar com a lista de pedidos preparada, pois a chuva é incessante. Um dos espetáculos mais lindos que já vi!


Grutas e parques
Ainda na região de Alghero, é possível ver um dos mais lindos pôres-do-sol dentro do Parco naturale regionale di Porto Conte, que mistura tons de azul, roxo e laranja com uma paisagem incrível. 


Outro passeio que merece ser feito é à Gruta de Netuno, onde se pode chegar a pé, descendo pelas rochas 654 degraus, ou de barco, opção aconselhada para quem quer aproveitar a oportunidade e conhecer toda a costa, ou pra quem não se sente inspirado para subir tantos degraus após o passeio pela gruta, que tem aproximadamente 4 km de comprimento, dos quais apenas 100 m são abertos ao público. A chegada à gruta depende sempre das condições climáticas e agitação do mar.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Festival Internacional de Jornalismo em Perugia - 2012


Eu não tenho encontrado tempo ultimamente para me dedicar ao blog e sinto muito por isso. São mil coisas acontecendo ao mesmo tempo, mas eu não posso deixar de registrar por aqui uma das experiências mais fantásticas da minha vida (mesmo que a noticia já seja velha).

Foram mais de mil inscritos e somente 200 selecionados para trabalhar como voluntários na sexta edição do Festival Internacional de Jornalismo que aconteceu em Perugia, de 25 a 29 de abril de 2012. E eu quase não acreditei quando vi o meu nome entre os selecionados!

Eu havia me inscrito fora do primeiro prazo, quando soube do evento e me maravilhei com a idéia, em uma modalidade que não previa alojamento. Era uma maneira de completar a quantidade de voluntários necessários para a realização do Festival. E, para mim, uma oportunidade realmente unica!

Foram cinco dias de muito aprendizado e descobertas. Com a cabeça sempre a mil, tentando acompanhar as milhares de palestras que aconteciam nos diversos espaços da cidade: hotéis, teatros e auditórios.

Os temas debatidos eram os mais variados e interessantes possíveis: A comunicação através das mídias sociais, jornalismo em tempos de guerra, emigração e conflitos atuais em diversas partes do mundo (como Síria, Uganda e Egito), ética no jornalismo, máfia e criminalidade, justiça e poder, novas mídias, cyber-crime, economias emergentes e suas influências na comunicação, sustentabilidade e muitos outros.
Em Perugia eu conheci jornalistas e aspirantes a jornalista de todo o mundo: Estados Unidos, Espanha, Rússia, Eslovênia, Finlândia, Costa Rica, Uganda, Brasil e, é claro, de toda Itália. Foi uma troca intensa, em dias que eu não queria que se acabassem mais.
Tive a oportunidade de ver e ouvir ao vivo os jornalistas mais importantes dos principais veículos de comunicação do mundo como New York Times, Al Jazeera, The Guardian, Le Monde, La Repubblica, Corriere della Sera, RAI, Vanity Fair, entre muitos ouros. Estudiosos, escritores e pesquisadores das universidades Oxford, Duke, John Cabot, La Sapienza, Bologna, Bocconi, Perugia e Università degli Studi di Milano.
Durante essa semana aprendi muito, conheci outras realidades, me diverti, cresci, troquei experiencias, me emocionei, me surpreendi, construí relações, fiz contatos, fiz amizades, experimentei as maravilhas da cozinha umbra, bebi alguns vinhos, muitas cervejas e inúmeros cafés (afinal, jornalista que se preze não vive sem), me aprofundei em assuntos que jamais havia debatido antes, descobri coisas em comum com pessoas de culturas completamente diferentes da minha e, a minha bagagem, com certeza, voltou para Milão muito mais pesada, e muito mais rica, de quando parti para essa experiência. 
Se eu tivesse que resumir  esse evento em uma só palavra, essa palavra seria INESQUECÍVEL