Páginas

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Look do dia

Incrìvel como a temperatura vem mudando nos ùltimos dias! Assim como as paisagens: o colorido do verão que tomou conta de Milão em julho e agosto, agora abre espaço pros dias de céu cinza e folhas amarelas do outono. Tudo lindo e um friozinho de assustar...

Voltemos entao à moda-super-sexy da meia de lã por debaixo de qualquer peça + cachecol + blusa de frio + casaco.

Brrr.... imaginem o que està por vir nos pròximos meses! #medo

 


Casaco: Piazza Italia
Echarpe: H&M
Calça jeans: Bershka
Tenis: Adidas
Bolsa: H&M
Meia de lã: Mercato Santo Agostino

sábado, 17 de outubro de 2009

Bologna e suas vitrines

stive alguns dias fora e totalmente sem acesso a internet. Fui conhecer Bologna e comemorar o aniversàrio de um grande amigo com muita festa na cidade da universidade mais tradicional da Itàlia. Aproveitei para fotograr mais vitrines:

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Consumismo responsável existe?


Nas primeiras vezes que vi a oferta do meu curso no site da Cattolica, me senti atraída pelo título: Comunicaçao para as Indústrias Culturais. Me lembrei das aulas da faculdade de jornalismo, em que tanto criticávamos tal indústria e pensei que poderia ser um tema interessante para se estudar. Mas bastou clicar sobre a sinopse do curso para descobrir que podia se tratar de um mestrado totalmente voltado ao mundo fashion e, consequentemente, ao consumismo. Ou seja, nada de pensar em me formar e trabalhar salvando o mundo do consumismo feito de maneira desenfreada e irresponsável através da conscientizaçao. As chances de me aliar a ele seriam muito maiores. E, convenhamos que, na capital mundial da moda, eu vim parar bem no olho do furacão! Inocência a minha em pensar que poderia ser diferente!

A minha sorte é que, em meio a um universo de ostentação entre marcas de roupas e de carros que eu absurdamente jamais havia ouvido falar, ainda hà espaço para professores não corrompidos pelo sistema, que ainda conseguem manter uma visão critica sobre o assunto. Mais sorte ainda é eu ter vindo parar aqui justamente no momento em que o assunto de maior destaque em Milão é a moda responsável, o que indica que as coisas podem estar começando a mudar.

Assim, durante o curso, pude visualizar os dois lados da mesma moeda: a moda como instrumento fundamental para a economia, o turismo, a geração de emprego e renda. Sendo ditadora de tendências que mudam a cada estação, provocando a substituição de peças de roupa, de aparelhos eletrônicos e de objetos de decoração e fazendo com o que os indivíduos estejam sempre trabalhando para consumir cada vez mais. E a moda como alternativa de trabalho em comunidades e países subdesenvolvidos. Essa nova tendência, a moda crìtica ou moda responsável, tem apresentado propostas mais que interessantes para o consumo responsável, aproveitamento de mão-de-obra e matéria-prima local, valorização do artesanato e preservação do meio ambiente, enfim, tudo aquilo que me leva a crer que ainda pode haver esperança nesse mundinho fashion.

Bom, no blog do Gabriel Ruiz vi o vìdeo que inspirou o post e ajudou a colocar pra fora o que jà estava entalado na garganta hà um bom tempo. Assistam e me digam, por favor, se ele ajudou a refletir sobre alternativas mais conscientes de se manter o estilo: