domingo, 7 de dezembro de 2014

Dica gordinha em BH: Est est est - Autentica Cucina Italiana

Domingo é dia de almoçar em família e comer bem. E já que a pessoa sai da Itália, mas a Itália não sai da pessoa, foi a vez de conhecer o restaurante italiano Est Est Est!
A cada mês, o local oferece um menu típico de cada região da Itália, além do menu à la carte com várias opções de pratos italianos.

Novembro foi o mês da Sardenha, região do meu avô, pela qual eu sou completamente apaixonada! Lógico então que, estando em Belo Horizonte nesse período, não poderia deixar de conferir.

O ambiente é super característico, como uma verdadeira cantina italiana: pequenas mesas de madeira, flores, parede de tijolinhos, muita luz natural, azulejos coloridos, pôsteres e mapas com informações sobre a Itália e até algumas televisões que transmitiam um documentário sobre a região mais linda do mundo: a Sardenha.

A minha escolha foi pelo menu sardo de peixe. Já o meu irmão pediu o de carne e aproveitei para experimentar fotografar também. E já que estávamos em família, dividi com minha mãe a entrada, o vinho e as sobremesas.

Menu Sardenha de peixe:

Primo piatto: Fregole con cozze e arselle (massa com vongole, mexilhões e tomates)
Secondo piatto: Spigola ala sarda (Robalo com molho de vinho branco, com abobrinha, tomate seco, azeitona preta, tomilho, alho e geléia de cebola roxa)
Sobremesa: Seadas (uma espécie de pastel, de massa fininha, recheado com ricota e coberto com mel)

Menu Sardenha de carne:

Primo piatto: Malloreddus ala campidanese (massa artesanal com molho de tomate, linguiça e queijo pecorino sardo)
Secondo piatto: Coietas (carne de boi recheada de toucinho, salsinha e cebola)

Vale a pena pedir:

Burrata (queijo branco, macio e cremoso por dentro, uma das maravilhas italianas que mais amo)
Salmone (um salmão vai sempre bem)
Tiramissu (doce italiano feito com queijo mascarpone e café, um dos meus doces preferidos)


A carta de vinhos do local é vasta. Inclusive, o restaurante possui uma enoteca em seu interior e garçons bem informados e corteses, que podem ajudar na escolha, caso a indecisão tome conta.
  
Preço:
Muita gente me disse que o preço do Est Est Est! já foi mais honesto e já foi mais economico comer por lá. O menu completo da região sai por 98 reais. Os vinhos variam bastante e as sobremesas saem por volta de 15 reais.

Vai lá: 
Est Est Est!
Avenida Getúlio Vargas, 107, Funcionários – Belo Horizonte.
Tel: 2526-5852.

4 comentários:

  1. Olá Blog! Sou um dos proprietários do Est! Est!! Est!!!
    Gostaria de agradecer o post, que resumiu muito bem a proposta da casa.
    Apenas uma sugestão nas posiçoes das fotos (se for possivel)
    No menu da Sardegna Pesce ficou a foto do Salmão, e o peixe desse menu está entre as fotos do menu de carne.

    Sobre os preços. Mantemos desde a abertura, ha 2 anos, o mesmo padrão de preços. Algumas coisas subiram muito nesse período (vinhos, filé, alguns itens importados). Ainda assim tentamos não repassar alguns desses custos aos clientes, mas algum reajuste foi e será necessário. Mas ainda assim temos na casa muitas opções com excelente custo benefício, pois manter preços justos é uma das lutas da casa. Vinhos por exemplo, quando aumentam muito, buscamos negociar melhor com fornecedores ou substituir por vinhos semelhantes mas com melhor custo benefício. O que aumentou mesmo foram as opções de pratos mais caros, como lagosta, pato, cavaquinha. Mas itens que cabem no bolso continuam no cardápio, e com os preços quase iguais de 2 anos atras.

    As fotos ficaram muito bonitas! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback, Enrico! E pelas dicas tb, vou ajeitar a ordem dos pratos!

      No mais, parabéns pelo restaurante, é muito bom poder apreciar todos esses pratos do outro lado do mundo como se estivéssemos na Italia.

      Obrigada e sucesso!

      Excluir
  2. Estive no restaurante logo no inicio e algumas outras vezes. O aumento nos preços foi discreto. Por exemplo, já houve menu completo em torno de 85 reais em uma das opções, carne ou peixe mas talvez os ingredientes fossem de custo mais baixo. A outra opção tinha preço de 92 ou 96 reais. O couvert de 4,00 é imbatível. A cestinha de pães tem mais variedades do que no inicio. O serviço é melhor. O restante se mantem e me parece que o cardápio expandiu-se, alem dos pratos ocasionais que aprecem no quadro e do menu executivo.

    Ah e não posso me esquecer da Happy Hour às terças. Estive na primeira e voltei, estava melhor. Neste dia, pedindo uma bebida alcoolica, os petiscos vem a mesa sem custo e são variados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Silvia! Que bom receber a sua opinião. Tb estou muito curiosa quanto ao Happy Hour! Pretendo conferir em breve. Obrigada, viu?

      Excluir