segunda-feira, 27 de agosto de 2012

[Turismando] Um paraíso chamado Sardenha



Trata-se de um dos destinos mais belos e procurados durante o verão na Europa. E onde eu tenho a sorte de passar as minhas férias desde que vim morar na Itália graças ao meu querido avô que me deixou de herança origens e parentes mais que especiais residentes nesse paraíso. Aqui você encontra todo tipo de turismo: para quem procura badalação, o melhor destino é a Costa Esmeralda. Já quem quer adicionar pitadas de cultura e história às férias de verão, não pode deixar de conhecer a capital da ilha, Cagliari. E para os aventureiros não faltam opções: acampamentos, mergulho, agriturismo, grutas, parques ecológicos e muito contato com a natureza.
O meu roteiro se inicia em Porto Torres, onde se atracou às 6 horas da manhã o navio que partiu de Gênova às 22 horas do dia anterior. A passagem pode custar a partir de 40€ dependendo do tipo de acomodação (poltrona, cabine ou “passaggio ponte” – que seria o “viajar em pé”), o meio de transporte que você quer levar (moto ou carro) e, obrviamente, da época do ano escolhida para o embarque. 

O melhor período para visitar a Sardenha é de julho a setembro, meses mais quentes por lá. Sendo agosto o mês em que os 1,6 milhões de habitantes se triplicam com a chegada dos  turistas. De Porto Torres, sigo para Alghero, a quinta maior cidade da ilha, com cerca de 40 mil habitantes. Na região, visito as praias Le Calette, Maria Pia, Lazzaretto, Stintino, Bosa, La Dragunara, Argentiera,... O mar é transparente por toda parte e fica difícil eleger um lugar preferido.

O dia 15 de agosto é feriado em toda Itália, o chamado Ferragosto, e sou convidada para uma festa em uma praia onde só é possível chegar de carro, La Dragunara. Em meio ao silêncio da estrada torna-se difícil acreditar que cheguei mesmo ao lugar certo. Após descer por uma estradinha, encontro um movimento maior de pessoas, um bar e um dj à beira de um maravilhoso mar transparente. As pessoas dançam, bebem e e contam as estrelas cadentes.

Chuva de estrelas
Nos dias anteriores e posteriores ao Ferragosto é possível ver uma verdadeira chuva de estrelas cadentes no céu da Sardenha. A chuva tem seu pico no dia de San Lorenzo, 13 de agosto, e é bom estar com a lista de pedidos preparada, pois a chuva é incessante. Um dos espetáculos mais lindos que já vi!


Grutas e parques
Ainda na região de Alghero, é possível ver um dos mais lindos pôres-do-sol dentro do Parco naturale regionale di Porto Conte, que mistura tons de azul, roxo e laranja com uma paisagem incrível. 


Outro passeio que merece ser feito é à Gruta de Netuno, onde se pode chegar a pé, descendo pelas rochas 654 degraus, ou de barco, opção aconselhada para quem quer aproveitar a oportunidade e conhecer toda a costa, ou pra quem não se sente inspirado para subir tantos degraus após o passeio pela gruta, que tem aproximadamente 4 km de comprimento, dos quais apenas 100 m são abertos ao público. A chegada à gruta depende sempre das condições climáticas e agitação do mar.

6 comentários:

  1. Muito lindo!!!
    Parabéns! as fotos ficaram lindas. Nada como ser profissional.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Cris
    Maravilhosas ferias e fotos incriveis!!!!

    ResponderExcluir
  3. Que lugar incrível Cris!
    Deve ser o máximo conhecer um lugar assim.
    bjs
    Liz

    descedoponei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que fotos e lugares lindos, Cris!
    Dizem que para conhecer a verdadeira Sardenha, nada melhor que um sardo para indicar. E isso voce esta fazendo para seus amigos e seguidores brasileiros :D
    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Amei seu blog, fotos exuberantes, tenho vontade de ir na Sardenha, quem sabe na proxima estate, sou do Ticino, prazer viu?

    ResponderExcluir
  6. Putz, véi! Não tinha visto este post. Nem fiquei com vontade! :(

    ResponderExcluir