quinta-feira, 28 de julho de 2011

Istambul 2: a missao

A segunda vez nessa cidade foi ainda mais surpreendente que a primeira. Como em ambas as vezes eu havia somente um fim de semana para ver muita coisa, acabei me dividindo assim:

Em janeiro visitei os principais pontos turísticos da cidade: mesquitas, palácios, praças, mercados e museus. Experimentei a culinária local (hummm!), fiz compras na grande liquidação que estava tendo na cidade e aprendi a andar de metro para todos os lados. No último dia havia planejado um passeio de barco pelo estreito de Bosforo, mas choveu, levando meus planos, literalmente, por água abaixo. Então visitei mais museus e monumentos e me conformei com a traição da meteorologia.

Não esperava voltar à cidade, mas é verão e cá estou eu diante de mais uma oportunidade de carimbar o passaporte. Sem deixar passar em branco, claro.

Então pesquisei o que eu poderia conhecer ali, que não houvesse já visto, e fui determinada e ver tudo dessa vez. Além do passeio de barco pelo Bosforo, de onde se pode ver a Torre Feminina e diversos pontos turísticos, é possível também chegar até a parte asiática da cidade e eu estava bem curiosa para conhecê-la. A ideia de visitar uma cidade que se divide entre dois continetes realmente me fascinava.

Mesquita de Eyüp Sultan



Vista de Mesquita de Eyüp Sultan




Na parte européia, encontrei uma cidade moderna, cosmopolita, civilizada e extremamente movimentada enquanto na parte asiatica, o cenario é bem diverso. Em Eminönü, num calor extremo subi uma montanha para conhecer as ruínas do castelo medieval Ceneviz, com uma vista deslumbrante para o estreito de Bosforo. Somente ali, na outra parte do contimente, me dei conta de quanto a cidade é enorme. Para completar o passeio, uma surpresa incrível: golfinhos turcos no mar! E apareceram três vezes, três! Inacreditável! Acho que já falei aqui, quando os vi pela primeira vez na vida, em Ilha Grande, o quanto sou apaixonada por eles, lembram?


Castelo medieval Ceneviz


Golfinhos turcos!



De noite, além da culinária turca que eu tanto gosto, pude experimentar também narguilé, que é aquele cachimbo longo em que se fumam diversos aromas. Eu escolhi maçã com hortelã e era muito bom. Embora eu tossisse mais que um velho tuberculoso.


Dessa vez, andei bem mais de taxi do que de metrô, tram e funicular. Já que a moeda (turkish lira) ajuda muito na hora do câmbio e torna tudo muito mais econômico, além de rápido. Por ali, a quantidade de taxis pelas ruas é impressionante.

Na viagem de ida, na revista da companhia aerea, eu havia visto uma foto maravilhosa, feita ao alto em que se podia ver o panorama de Istambul em toda sua grandeza e fiquei com a ideia fixa na cabeça: ver a cidade do alto e fazer fotos tão incríveis como aquela. Então visitei tanto a Torre de Galata e a Mesquita de Eyüp Sultan, situada na parte exterior das Muralhas de Constantinopla, junto ao Corno de Ouro, onde se chega através de um bondinho. E em nenhum dos dois pontos consegui fazer uma foto tão bonita como aquela que vi na revista. Não entendi ainda se é pura incopetência da fotógrafa ou se não achei o ponto certo em que a foto foi feita. Enfim. Segui em frente.

Do alto da Torre de Galata

Cemitério da Mesquita de Eyüp Sultan

No último dia, dediquei a mais um passeio de barco e fiz a rota das ilhas dos Principes, de Kabataş a Büyükada. O ponto final do barco é um dos pontos mais turísticos da cidade durante o verão, onde os turcos vão à praia pegar sol e se jogar no mar. Lotada de turistas que passeam de bicicleta e charrete, a ilha tem uma arquitetura toda em branco, com infinitas opções de bares e restaurantes de frente pro mar.
Além disso, no domingo ainda deu tempo de rever – de fora - os pontos turísticos que eu havia visto no inverno, como Santa Sofia e Mesquita Azul, e tomar um sorvete turco (hummm!) no Taksim antes de voltar para o hotel, arrumar a mala e correr pro aeroporto.  (Mas sobre a comilança turca da gordinha aqui, eu fico devendo um post especial!)


Büyükada
Taksim


Onde ficar:
Ramada Plaza

7 comentários:

  1. Lindas fotos e numa segunda vez sempre podemos aproveitar mais!

    ResponderExcluir
  2. lindas as fotos, cris! que pena nao termos nos encontrado :(
    ainda nao consegui baixar minhas fotos, c acredita?
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Lindas as fotos prima! Estou adorando seu blog! Parabéns! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cris!
    Istambul esta na minha listinha de cidades a visitar.
    Nada como fazer um passeio turistico durante o verao. Apesar do calor, os dias ensolarados ajudam nas fotos, além da gente aproveitar mais o passeio.
    Alias, suas fotos estao otimas, como sempre. Aquela da revista deve ter tido retoquinhos. A que voce fez dos golfinhos ficou linda! Eu também os amo.
    Vamos aguardar o post sobre a culinaria local! Eh sempre bom saber o que se come em um pais antes de ir visita-lo :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. 1- Véi, correge alguns deslizes de português aí.
    2- Que foto é essa de revista que sua amiga tá falando?
    3- Golfinhos turcos são mais narigudos?
    4- O mais engraçado: Buyukada, kkkkkk.
    5- Ainda acho que dá pra fazer dinheiro com suas dicas de turismo.
    6- Me deu uma pontinha de inveja desa vez.
    7- O texto tá ótimo.
    8- As fotos nem comento.
    9-Ontem quase comprei um pacote pra Itália.
    10- Só pra inteirar 10.

    ResponderExcluir
  7. Aii querida Turquia, um dia te conhecereiii .. hehe

    ResponderExcluir