quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

[Turismando] Veneza


Veneza é simplesmente a minha cidade preferida na Itália. Impossível descrever. Há aqueles que a amam e aqueles que a odeiam e eu, definitivamente, faço parte do primeiro time. Entre turismo, carnaval e apresentá-la a amigos, já estive lá quatro vezes e estou disposta a visitá-la sempre que possível. Pois, cada vez que retorno, a vejo de uma maneira diferente. A primeira vez era período de acqua alta e se atravessava a Piazza San Marco por meio de pontes improvisadas para o período de chuva em outubro. Na segunda vez, era carnaval e eu pude ver ao vivo toda a festa que, desde pequena, via pela televisão: o charme, a elegância e a criatividade veneziana. Na terceira vez, era maio e havia um sol estupendo! Suas casas, águas e pontes estavam mais coloridas, mais intensas, mais profundas. E na quarta, acompanhando a minha mãe, encontramos um sol maravilhoso, mesmo com o frio intenso de janeiro. 
É encantadora, romântica, histórica e particular em cada um de seus ângulos. Na minha humilde opinião, não existe cidade que se possa comparar no mundo! A melhor cidade para se perder em meio a becos e vielas, com setas que apontam todas as direções ao mesmo tempo, para acessar os seus principais pontos turísticos como a Piazza San Marco, a Ponte do Rialto ou a Stazione Santa Lucia. 
Dicas: Chegando à Estação Santa Lucia, pegue gratuitamente o mapa da cidade. Para atravessar o canal, você pode comprar o bilhete para o barco (cerca de 12 euros) ou atravessar a pé, vai depender do peso de sua bagagem, mas posso dizer que não é uma caminhada pesada. Se estiver com pouca ou nenhuma bagagem, é tranquilissima!

Em Veneza é impossível se locomover de carro, por isso, opte por chegar de trem ou avião. E lá dentro, você pode passear de barco ou gôndola (os famosos gondoleiros, lindos, charmosos e mercenários, cobram cerca de 80 euros pelo passeio. Conselho: pechinche!).

O que comer: Não deixe de experimentar os pratos a base de frutos do mar. Se puder, escolha o menu completo italiano e não o menu turístico (composto de um prato único), pois assim você terá direito a entrada, primo piatto, secondo, contorno e dessert (é caro, mas vale a pena!). Além disso, saboreie pizzas, sorvetes e crepes de Nutella, que são altamente recomendados! Visite também o mercado do peixe. Toda manhã chegam milhares de peixes frescos, da melhor qualidade e uma especialidade da região!
Onde ficar: Hotel Lisbona – preço honesto, bom atendimento, quartos pequenos, porém aconchegantes, mas o melhor de tudo é a localização: a beira de um canal, pertinho da Piazza San Marco e, consequentemente, pertinho de tudo! Além da vista do mar pela janela, é velhinho (como toda a Itália) e decorado a la período renascentista.
Passeios: Ilha de Murano e Burano. Lá você pode acompanhar de perto a fabricação das famosas esculturas de vidro, feitas artesanalmente. Não é um passeio indispensável, pois as ilhas se assemelham muito com a própria Veneza, assim como os artigos em venda. São passeios para quem optou por passar mais de dois dias em Veneza e está com tempo de sobra para se aprofundar nas particularidades da região.
Compras: Em Veneza, você encontra as lojas de todos os estilistas italianos imagináveis: Valentino, Armani, Dolce & Gabbana, Moschino, etc... Uma coisa certa é que você não pode visitar Veneza e voltar sem uma máscara para casa, né? Mas esteja atento aos preços, pois a cidade mais linda da Itália, também é a mais cara. Pesquise e pechinche muito! Geralmente, todas as lojas a beira dos canais são mais caras, mas, a medida que você se distancia do mar e da Piazza San Marco os preços vão diminuindo e muito! Como a oferta de máscaras é infinita, fique atento também ao acabamento. 
No mais, é aproveitar tudo aquilo que Veneza oferece, sem deixar escapar nada! Entre em todas igrejas, mostras e museus que puder, veja o por do sol, o entardecer, observe seus moradores... e uma otima viagem!

6 comentários:

  1. o cris, olhe, nao ta dando certo esse negocio.
    primeiro vc me deixou com vontade de conhecer a turquia, agora to com vontade de ir a veneza de novo!!!

    ResponderExcluir
  2. Ciao Cris!
    Hoje é a primeira vez que passo aqui no seu blog.
    Adorei suas histórias e fotos, já adicionei nos meus favoritos. Eu já estive em Veneza, foi em outubro de 2009 quando eu morei na Itália, tenho vontade de voltar, pq quando eu estive lá, estava chovendo e fiquei com um gostinho de quero mais.
    Também tenho um blog depois passa lá:
    http://todo-lugar.blogspot.com
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Cris !!! Na minha opiniao Veneza tb è a minha cidade preferida na Italia ! Ela é unica e encatadora ! O silencio foi o que mais me impressionou .. e eu tb fui em fevereiro .. curti o carnaval .. e se estivesse aì .. iria novamente! Tuas fotos estao lindas e gostei das dicas ! beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Cris.

    Suas fotos ficaram ótimas.
    Veneza é maravilhosa. Quem conhece se encanta.

    Bjs.
    Elvira

    http://evipensieri.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Cris, adorei suas fotos de Veneza, assim como vc, amo esta cidade, das que visitei foi a que mais me encantou, tudo foi perfeito. Bj

    ResponderExcluir